quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Memória Descritiva de "Latido" por Miguel Troncão

Tendo como base o poema "Howl" de Allen Ginsberg, decidi fazer como trabalho criativo um poema que, de certa forma, recriasse o sentimento do sujeito poético em relação à sociedade em que se inseria, como um todo, e àquelas pessoas que o rodeavam todos os dias, que partilhavam com ele a mesma visão da arte e do mundo, a quem ele chama "the best minds of my generation". Tentei perceber quem eram as melhores mentes da minha geração, e se também elas estavam a ser rejeitadas pela sociedade, perseguidas, se haveria, no fundo, algum elo de ligação entre as mentes de hoje e as da Beat Generation. E percebi que o problema já não era só com as melhores mentes, mas sim, de forma geral, com todas as pessoas que sofrem, de uma maneira ou de outra, com os ditames da sociedade e dos governos. Já não era um punhado de intelectuais a rebelar-se contra a sociedade, contra a tirania da maioria, mas era a própria maioria quem agora sofria. Por isso, tentei escrever um poema que abarcasse não as melhores mentes, mas todas as mentes, e que elevasse qualquer um que sofresse.
Comecei o poema baseando-me na nota de rodapé de "Howl" onde o sujeito poético diz que tudo é sagrado, à semelhança de Walt Whitman, e, assim, iniciei com uma versão parodiada da oração modelo que Jesus ensinou no Sermão do Monte. Aqui o foco é nos humanos que oram, e não num Deus que ouve a oração. Tentei estruturar o meu poema à volta desta noção de santidade e de messianismo, nunca associando estes termos a algo celestial ou puro, mas sim ao banal e terreno, ao dia a dia de todas as pessoas. Não há experiências transcendentais, mas sim o esforço de ultrapassar mais um dia, esperando o próximo igual ao anterior.
Um aspecto do poema "Howl" que quis usar foi a catalogação, mais uma vez inspirada em Whitman, que, penso, reforça a noção de rotina e repetição. O meu catálogo aproxima-se talvez mais do de Whitman que do de Ginsberg, por se focar nas camadas mais baixas da sociedade, e não num grupo fechado de pessoas. Porém, à semelhança de Ginsberg, a minha catalogação tem um traço mais político, ou de intervenção social mais directa.

A escolha do título para o meu poema, "Latido", tem uma razão de valor artístico comparativamente ao texto em que se baseia. Sendo "Howl" ("Uivo") um poema bastante melhor que o meu, penso que faz sentido que o meu poema esteja relacionado ao som de um animal inferior ao lobo, mas da mesma família. Ao longo do poema vou tentando repercutir o som do latido, assim como a presença da imagem do cão.

Sem comentários:

Enviar um comentário